contribuir 5% salario minimo

Como se aposentar pagando apenas 5% do salário mínimo

Existem diversas formas de se aposentar pelo INSS, como também existem diversas formas de contribuir para o INSS, mas agora iremos lhe ensinar como se aposentar contribuindo apenas 5% do salário mínimo.

Cada tipo de contribuição tem um impacto diferente na sua aposentadoria final. Aqui iremos ensinar uma modalidade de contribuição destinada para aqueles que irão se aposentar com um salário mínimo e terão que aguardar a aposentadoria por idade, ou seja, completar 65 anos de idade, homem, e 60 anos de idade, mulher.

Como funciona a aposentadoria por idade?

É importante destacar que esta modalidade de contribuição é destinada para pessoas de baixa renda, conforme será melhor explicado a seguir.

Contribuição Facultativa de baixa renda

Contribuição facultativa de baixa renda é a nomenclatura utilizada pelo INSS para aqueles que irão contribuir com 5% do salário mínimo. Vale salientar que, de acordo com o INSS, esta modalidade de contribuição é destinado exclusivamente para pessoas de baixa renda que destinam a trabalhos do lar (geralmente a dona(o) de casa).
Uma dica importante: apesar de existir este pré-requisito de ser considerado de baixa renda, quando você vai emitir sua Guia da Previdência Social – GPS, o sistema lhe autoriza a emitir com o código 1929 (facultativo baixa renda) normalmente, não necessitando completar os requisitos que será mencionado abaixo.

Clique aqui para emitir sua GPS no site da Receita Federal

Requisitos

Os requisitos que o INSS exige para emitir a GPS com o valor reduzido de 5% são:

  • Não possuir nenhuma renda (incluindo aluguel, pensão alimentícia, pensão por morte, entre outros valores);
  • Não exercer nenhuma atividade remunerada, devendo estar dedicado apenas ao trabalho do lar;
  • Possuir renda familiar de até dois salários mínimos. Bolsa família não entra para o cálculo;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), devendo estar atualizado a pelo menos nos últimos dois anos. A inscrição no CadÚnico pode ser feita junto ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do seu município.

 

Como contribuir

  • Basta acessar todos os meses o site da previdência social e gerar sua GPS. Clique aqui para acessar o site.
  • Caso tenha dificuldades de fazer este procedimento pela internet, compre um carnê da previdência em qualquer papelaria e preencha usando o código 1929.

Benefícios

Contribuindo nesta modalidade, você terá acesso apenas aos seguintes benefícios:

Existe  a possibilidade de você se aposentar por tempo de contribuição nesta modalidade de contribuição, porém terá que indenizar o INSS, pagando 15% de contribuição para cada mês em que pagou somente os 5%. Na grande maioria dos casos é inviável, pois os valores podem ser bem grandes devido aos juros e correções monetários que o INSS cobra.

Por isso repito o que foi comentado no começo deste artigo, se você contribuir somente 5% do salário mínimo conforme foi aqui ensinado, tenha em mente que poderá se aposentar somente por idade.

 

Rodapé - planejamento de aposentadoria

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*