revisao

Você já fez a revisão da sua aposentadoria ou pensão?

Qualquer aposentado ou pensionista pode fazer uma revisão do seu benefício. Só terá que se atentar a uma coisa, é possível revisar a aposentadoria somente 10 anos após a sua concessão e as pensionistas a mesma coisa, somente 10 anos após a concessão da pensão (existem casos excepcionais que poderão ser revisados mesmo depois deste prazo).
Podemos afirmar que aproximadamente 90% das aposentadorias possuem algum tipo de erro na sua concessão. O mais corriqueiro é o INSS deixar de contar o tempo que você trabalhou sob a influência de agentes nocivos, ou seja, o tempo que você recebia periculosidade ou insalubridade.
Outro aspecto interessante é que há muitos erros de digitação na hora de gerar os benefícios, que acabam passando despercebido tanto pelo segurado quanto pelo servidor do INSS.
Existe uma análise prévia que todos os segurados devem fazer ao receber a sua carta de concessão, que é conferir TODOS os salários de contribuição que ali constar. O grande problema é que geralmente constam centenas de contribuição e com uma letra pequena dificultando esta análise.
Para ilustrar, abaixo uma carta de concessão como você recebeu ou deveria ter recebido em casa:
SMLXL

Note que cada valor desse é um salário que você recebia na época. Os salários que são considerados para o cálculo da aposentadoria são somente os posteriores ao mês 07/1994.
Se houver qualquer erro que seja em um salário de contribuição desse, já é motivo para uma revisão.
Imagine só, quantas pessoas que se aposentam fazem isso? Praticamente nenhuma.
Existem outras análises que podem ser feitas em sua aposentadoria que são bem mais complexas, mas que surtem efeitos no salário consideráveis na sua aposentadoria.
Então fique esperto, mesmo se você recebe uma aposentadoria razoável hoje em dia, não deixe de analisar o que foi feito nela, mesmo que seja somente revisar sua carta de concessão.
Caso queira ter um parecer mais aprofundado sobre revisar sua aposentadoria, é muito recomendado que procure um advogado especialista na área previdenciária, pois este profissional estará apto a fazer uma análise criteriosa da sua aposentadoria.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *