mudanca auxilio-doenca

Mudança no auxílio-doença trazida pela MP 739/2016

A grande mudança que ocorreu neste ano na previdência sem dúvida foi a trazida nesta Medida Provisória 739/2016. Uma situação do dia-a-dia do INSS que mudou significativamente foi o auxílio-doença.
Antigamente como era:
Se você deixou muito tempo de pagar o INSS, acabava perdendo a qualidade de segurado, logo, para recuperar a qualidade de segurado era necessário contribuir 1/3 referente ao exigido de carência para o auxílio-doença, que era 4 contribuições.
Exemplo: era muito comum as pessoas ao verificarem que iam ficar doentes, ou já estavam doentes, pagar 4 contribuições para o INSS para recuperar a qualidade de segurado e conseguir o auxílio-doença.
Agora como fica:
Caso ocorra a perda da qualidade de segurado, agora você terá que pagar 12 meses de contribuição para conseguir o benefício do auxílio-doença. A MP simplesmente tirou esta possibilidade de pagar somente 1/3 para conseguir sair em benefício.
Fique esperto daqui pra frente, pois não vai adiantar você pagar 4 contribuições e pedir o auxílio-doença no INSS. Se você fizer isto seu benefício será negado. Agora você terá que pagar 12 contribuições para conseguir sair em benefício.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *