contribuicao do empregador

Como saber se meu empregador paga o meu INSS corretamente?

É complicado o empregado pedir para o seu empregador prestar conta se realmente está pagando o INSS corretamente. Visando isto, o INSS criou um mecanismo on-line chamado CNIS, que você empregado pode fiscalizar seu empregador sem ele saber disto.
Se você conferir o seu CNIS e lá tiver alguma irregularidade, é neste momento que você deve cobrar do seu empregador e exigir que seja pago corretamente, pois no futuro, quando você requisitar a aposentadoria, terá problemas.
Mas como faço para conseguir este documento chamado CNIS?
Atualmente existem 3 formas de conseguir o CNIS:
1- Ser correntista do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, nestes bancos você conseguir retirar um extrato simplificado do CNIS, tanto no caixa eletrônico, quanto pelos aplicativos de celular;
2- Solicitar ao atendente do INSS que imprima para você o CNIS, devendo apresentar um documento com foto (por precaução leve também a Carteira de Trabalho); e
3- Ir diretamente no INSS ou fazer um agendamento pelo telefone 135, solicitando que seja emitido a sua CADSENHA. Com esta senha de 4 dígitos e o seu NIT (este número é encontrado na sua Carteira de Trabalho ou será o mesmo número do PIS), você conseguirá retirar o extrato do CNIS sempre que necessitar no site da previdência (link abaixo).
*Neste link você deve clicar no ícone “cidadão”, depois na aba superior clique no “comprovantes” e depois em “extrato previdenciário”.
Confira periodicamente seu CNIS para saber se o seu empregador está pagando corretamente sua contribuições sociais (INSS). Muitos problemas podem ser resolvidos hoje para ter uma futura aposentadoria melhor.
O ideal, quanto estiver próximo de se aposentar, é você efetuar um planejamento da sua aposentadoria, pois isto lhe fornecerá uma segurança melhor do momento ideal para se aposentar e se o seu CNIS está correto.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *