cnis

Entenda como funciona e a importância do CNIS

CNIS é a sigla para o chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais.
Cada segurado do INSS possui um cadastro deste. Este cadastro é vinculado ao seu número de PIS/PASEP ou NIT (Número de Inscrição do Trabalhador), ambos os números podem ser encontrados na sua Carteira de Trabalho – CTPS.

Mas afinal, pra que serve esse tal de CNIS?

Este é o documento mais importante que existe para o INSS na hora de você se aposentar, pois o INSS só contará como tempo de contribuição aquilo que estiver presente neste CNIS. Deverá o segurado comprovar trabalho nos períodos que não estiver no CNIS.
Antigamente o documento mais importante para se aposentar era a Carteira de Trabalho. Hoje em dia isto vem sendo relativizado pelo INSS, pois pode acontecer de você ter uma Carteira de Trabalho com alguma irregularidade e o INSS não aceitar como prova de trabalho, deixando somente o que está no CNIS.
Existem casos, por exemplo, de estar no CNIS como trabalhado, pago, tudo certinho e este vínculo não existir na sua Carteira de Trabalho. Neste caso o INSS não quer saber o que está na sua Carteira de Trabalho, ele considera como tempo de contribuição aquilo que está no banco de dados deles, mesmo que não exista na sua Carteira de Trabalho.
Resumindo: o que está no CNIS é praticamente incontestável na visão do INSS (isto é um pouco diferente quando tratarmos de discutir estes vínculos no Judiciário).
Abaixo, para ilustrar, trazemos um CNIS, tal qual você vai se deparar quando solicitar no INSS:

SMLXL

Como conseguir o CNIS?

Existem 3 formas de adquirir o CNIS:
1) Através de uma senha chamada CADSENHA, podendo ser cadastrada nos postos de atendimento do INSS. Com esta senha em mãos, você poderá acessar o link www.cnisnet.inss.gov.br e acessar com o seu NIT/PIS/PASEP e colocar a CADSENHA.
2) No próprio posto de atendimento do INSS você pode pedir um extrato das suas contribuições, com isto o INSS lhe fornecerá um CNIS.
3) Se você for correntista do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, poderá acessar sua conta corrente e procurar um campo chamado: Extrato da Previdência. Desta forma será emitido um CNIS bem simplificado, mas para se ter uma noção das suas contribuições já ajuda.
O mais aconselhado é emitir a sua CADSENHA, pois com ela você pode emitir quantos CNIS quiser, se mantendo sempre atualizado.
Mantenha-se sempre atualizado de como está essas informações no INSS, pois de nada vai adianta você ter 35 anos de tempo de contribuição em sua Carteira de Trabalho e isto não constar no INSS Regularize seu CNIS e depois ingresse com o pedido de aposentadoria, isto vai facilitar a concessão do benefício.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER

4 comentários sobre “Entenda como funciona e a importância do CNIS

    • Boa tarde Sr. Ademir.
      É possível sim Sr. Ademir. Caso você tenha perdido sua carteira de trabalho, os dados do CNIS são válidos para aposentadoria.

  1. E quem nunca trabalhou de carteira assinada ebja tem mais de 40 anos idade como faz pra conseguir o cnis e precisa tirar a 2°via carteira de trabalho como faz?¿

    • Boa noite Fabiana.

      Para conseguir a 2ª via da carteira de trabalho, basta ir ate algum posto de auxílio ao trabalhador vinculado ao ministério do trabalho. Geralmente você consegue isso no SINE (um órgão público que auxilia o trabalhador).
      Quanto ao CNIS, já que você nunca trabalho o seu CNIS estará em branco. Mas mesmo assim você pode pega-lo diretamente no atendimento presencial do INSS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *