aposentadoria por tempo de contribuição

Como funciona a Aposentadoria por Tempo de Contribuição?

A aposentadoria por tempo de contribuição atualmente é a forma mais comum de se aposentar  em nosso pais, afinal esta é uma das formas em que o segurado se aposenta mais cedo.
Mas, como nem tudo são flores, o fato de você se aposentar cedo de mais causará um impacto negativo grande no valor da sua aposentadoria.

Quem tem direito a aposentadoria por tempo de contribuição?

Terá direito aquele segurado que tiver 35 anos de tempo de contribuição, se homem, e 30 anos, se mulher.
Antigamente existia a aposentadoria proporcional, que mesclava tempo de contribuição e idade, mas isto está praticamente extinto nos dias de hoje.

Tenho que contribuir continuamente esse tempo?

Não, você deverá ter em sua vida inteira esse tempo de serviço, mesmo que tenha intervalos em sua vida contributiva que não houve pagamento.
Vale mencionar que é necessário ter qualidade de segurado para requerer benefícios previdenciários, mas quando tratar-se de aposentadoria por tempo de contribuição há saídas técnicas para suprir esse problema.

Existe idade mínima para se aposentar?

Não, o que será analisado pelo INSS é tão somente o seu tempo de contribuição, não importando a sua idade.

Teria redução na minha aposentadoria por causa do Fator Previdenciário?

Provavelmente sim, pois em todas as aposentadoria por tempo de contribuição terá a incidência do fator previdenciário. O Fator Previdenciário é conhecido como sempre ser um vilão das aposentadorias, mas se você trabalhar por muito tempo e ter um idade avançada, este fator irá aumentar muito sua aposentadoria.

Como funciona o Fator Previdenciário?

O que ocorrerá com a minha aposentadoria se eu morrer?

Sua aposentadoria será transformada em Pensão por Morte, que terá como beneficiário um ou mais parentes. Para entender melhor sobre pensão por morte clique aqui.

Como faço para solicitar minha aposentadoria?

Você poderá fazer isto com um Advogado, ou poderá solicitar por conta própria diretamente no INSS ligando para o número 135 ou agendando sua aposentadoria diretamente no site da Previdência.

Como funciona a regra popularmente conhecida como 85/95?

Esta foi mais uma modalidade de aposentadoria criada pelo governo federal. Muitas pessoas acham que não existe mais o Fator Previdenciário depois da vinda dessa forma de se aposentar, mas isto não é verdade. Esta forma de aposentar foi criada apenas para agregar mais uma forma de se aposentar.
Como funciona essa aposentadoria, é melhor explicada clicando aqui.

É muito importante antes de se aposentar você fazer um planejamento de aposentadoria, pois com isto você saberá qual será a melhor forma de se aposentar, muitas vezes até conseguindo evitar o Fator Previdenciário.
Ficou ainda alguma dúvida? Entre em contato.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *