aposentadoria por idade

Como funciona a Aposentadoria por Idade?

A aposentadoria por idade é aquela que será concedida para os segurados com uma idade bem mais avançada, onde não se exigirá contribuições mínimas para se aposentar, exceto a necessidade de completar a carência para concessão do benefício.
Passamos a explicar como funciona a aposentadoria por idade através das perguntas mais frequentes sobre o assunto.

Quem tem direito a se aposentar por idade?

Todo segurado vinculado a previdência social, desde que possua a carência mínima exigida por lei para que tenha seu benefício aprovado pelo INSS.
Se você ser empregado comum, o próprio empregador que deverá fazer as contribuições previdenciárias para você, logo, o seu vínculo já é presumido. Isto ocorre, pois, que tem o dever de pagar o INSS é o empregador e não o empregado, ou seja, o empregado não pode ser prejudicado por haver omissão do empregador.
Se você for contribuinte individual, você mesmo deverá pagar as contribuições sociais.

Quais os requisitos para ter minha aposentadoria aprovada?

Terá que ter 65 anos de idade, se homem, e 60 anos de idade, se mulher. Além disto deve-se observar a necessidade de completar o número mínimo de contribuições para obter a carência mínima exigida por lei.
Os trabalhadores rurais possuem uma diminuição de 5 anos na idade, ou seja, será necessário ter 60 anos, se homem, e 55 anos de idade, se mulher.

Quanto receberei de aposentadoria?

Para se chegar ao quanto você receberá, deverá fazer os seguintes cálculos:
– será feita a média aritmética simples dos 80% maiores salários de contribuição que você pagou para o INSS.
– chegado a um após fazer a média acima, deverá ser analisado quantas contribuições o segurado pagou para o INSS.
– a lei nos fala que quem se aposentar por idade receberá 70% do valor da média aritmética simples citado acima, com acréscimo de 1% para cada grupo de 12 contribuições.
– com isto em mente, você terá que contribuir no mínimo 180 contribuições para se aposentar (isto é a carência), chegando a uma aposentadoria mínima de 85% da média.
Este cálculo requer uma análise mais específica em cada caso concreto, pois não tem como mencionar precisamente quanto será a aposentadoria com uma regra geral a ser aplicado a todos os casos. Por isso é aconselhável sempre se fazer um planejamento da aposentadoria antes de pensar em se aposentar.

O Fator Previdenciário será aplicado na minha aposentadoria?

A única forma de ter o fator previdenciário incluída no cálculo da aposentador por idade é se ela beneficiar o segurado. Basta você verificar se o cálculo do seu fator previdenciário for maior que 1, isto demonstrará que o fator previdenciário aumentará sua aposentadoria e não diminuirá.

E se eu perder a qualidade de segurado, posso me aposentar mesmo assim?

Sim, pois o mais importante para este tipo de aposentadoria é somente preencher os requisitos citado acima, não haverá analise da qualidade de segurado para aposentadoria por idade.

Completei a idade mínima, a partir de quando terei direito a aposentadoria por idade?

Se você for um empregado comum, terá direito após ser desligado da empresa na qual trabalha, podendo ser requerida até 90 dias após o desligamento. Se passar esses 90 dias ou você não estiver trabalhando, será devido a aposentadoria após ser feito o requerimento no INSS.
Caso você seja qualquer outro tipo de contribuinte, terá direito a aposentadoria após dar entrada do requerimento no INSS.

Como faço para requerer minha aposentadoria?

Você pode fazer um agendamento online no site da previdência social ou ligar para o número 135 e fazer seu agendamento.
Caso ainda reste dúvidas sobre o assunto, não exite em nos contatar para que tenha sua dúvida esclarecida.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *