aposentadoria do motorista

Como funciona a Aposentadoria do Motorista?

Os motoristas tem certos benefícios ao se aposentar, pois geralmente trabalham em ambientes insalubres, como é o caso de estar submetido ao ruído dos caminhões. Diante desta situação, poderá o motorista se aposentar na modalidade especial.

Quem será enquadrado como motorista?

Diversos tipos de motoristas podem ser enquadrados como especial, mas como forma exemplificativa posso citar:
– Motorista de caminhão;
– Motorista de ônibus;
– Motorista de trator;
– Motorista de empilhadeira;
– Entre outros.

Quanto receberei de aposentadoria?

Isto dependerá da quantidade de contribuições, idade e os valores pagos a título de contribuição. Para se chegar a uma conclusão exata é necessário uma análise categórica dos documentos do segurado que queira se aposentar.

Com quanto tempo posso me aposentar?

Se o segurado optar pela aposentadoria por idade, deverá aguardar até completar 65 anos de idade, se homem, ou 60 anos de idade, se mulher. Caso opte por aposentar-se por tempo de contribuição, deverá contribuir no mínimo por 35 anos, se homem e 30 anos, se mulher (não há idade mínima). Por fim, poderá optar pela aposentadoria especial, sendo esta a modalidade mais benéfica ao segurado desta categoria profissional, pois poderá se aposentar com apenas 25 anos de contribuição, não havendo idade mínima. Caso não consiga completar os 25 anos na condição de motorista, poderá transformar este tempo de motorista para se aposentar por tempo de contribuição, ganhando um aumento no número de contribuições na hora de fazer a conversão.
É bom frisar que é necessário ter a carência mínima de 180 contribuições para se aposentar em qualquer das modalidade acima.

Se eu sofrer um acidente, tenho direito a algo?

Sim.
Basicamente terá direito ao auxílio-doença se ficar inabilitado a trabalhar de forma temporária; terá direito a aposentadoria por invalidez se ficar inabilitado para trabalhar permanentemente.

Já me aposentei e eu era motorista, será que me aposentei corretamente?

Provavelmente deve ter algum erro em sua aposentadoria, pois o INSS geralmente não considera a profissão do Motorista como uma aposentadoria diferenciada, isto geralmente é reconhecido na via judicial.
Nesta situação é aconselhado que você faça uma revisão da sua aposentadoria junto a um advogado especialista na área previdenciária.

Como faço para requerer minha aposentadoria?

Poderá fazer isto ligando para o número 135 ou agendando seu atendimento diretamente pelo site da previdência social.
Caso ache mais cômodo, poderá contratar um advogado para fazer todo o procedimento para você. É bom salientar que como esta é uma aposentadoria incomum aos olhos do INSS, é muito válido que um advogado faça isto por você, pois na grande maioria dos casos o INSS nega o direito ou lhe concederá de maneira incorreta.
Caso ainda reste alguma dúvida, ficamos a disposição para lhe responder qualquer questão relacionada ao assunto.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER

10 comentários sobre “Como funciona a Aposentadoria do Motorista?

    • Bom dia Sr. Silvio.
      Seguirá as mesmas regras que estão nesta postagem, ou seja, você pode se aposentar com 25 anos de tempo de contribuição, caso tenha trabalhado 25 anos como motorista, por exemplo.

    • Bom dia Roberto.
      Você deve consultar o seu órgão de previdência própria do município no qual você trabalha.
      Caso não haja previdência própria em seu município, deverá optar por se aposentar pelo INSS, ou seja, segue os mesmos procedimentos que estão neste artigo.
      Deverá requerer o PPP junto ao município para pedir sua aposentadoria no INSS.

    • Boa tarde Maria.

      Para ser considerado como aposentadoria especial tem que ter no mínimo 25 anos de tempo de contribuição em ambiente insalubre ou perigoso.
      Se você recebeu durante esses 25 anos de tempo de trabalho insalubridade e periculosidade, você terá direito a aposentadoria especial.

  1. Boa tarde tenho 62 anos trabalhei 16 anos como taxisista paguei autonomia só durante 3anos e meio hoje trabalho como motorista de caminhão em uma empresa há 20 anos gostaria de saber se tenho direito a insalubridade para contar na aposentadoria poi ainda estou na ativa desde já agradeço e fico no aguardo

    • Sugiro que você solicite junto ao setor de segurança de trabalho ou o RH da sua empresa o documento chamado PPP.
      Com este documento em mãos você saberá se pode se aposentar, pois nele mostrará o nível de vibração e ruído do seu veículo que você trabalha.
      Caso não concorde com os níveis de vibração e ruído deste documento, terá que ingressar com uma ação judicial contra a empresa para fazer com que eles arrumem isto (esta situação é a mais comum de acontecer).
      Após estar tudo certo, dê entrada que você irá conseguir a aposentadoria sim.

    • Sim amigão, porém você conseguirá isto somente se ingressar o pedido de aposentadoria judicialmente.
      O INSS não aceita o motorista de caminhão como atividade especial, ou seja, não aposenta mais cedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *