Agendamento-inss

Passo a passo: Como fazer um agendamento no INSS?

Atualmente, tudo o que você precisa fazer dentro do INSS é necessário fazer um prévio agendamento. Isto quer dizer que será agendado um dia no futuro para você ser atendido. Como se fosse quando você quer agendar uma consulta médica, com data e hora marcada.

Infelizmente, hoje em dia os agendamento estão sendo marcados para data super distantes, além do que você chega no dia e hora marcada e demora um tempão para ser atendido.

Enfim, vamos ao que interessa, como se faz um agendamento no INSS?

Existem duas formas de se fazer isto: uma é através do telefone 135, onde você fará um agendamento com um atendente do próprio INSS; e através do site do INSS, o qual demonstraremos passo a passo nesta postagem.

Passo 1 – Acessando o site

Acesse o site do INSS através do link http://www.previdencia.gov.br/

Você será direcionado para a página principal do site do INSS.

Nesta pagina, clique no link chamado “Agendamento”, localizado no canto superior esquerdo do site, conforme abaixo:

 

Aguarde carregar, e quando abrir a próxima página é só clicar no botão verde “agendar”, conforme abaixo:

Passo 2 – Escolhendo o tipo de serviço

Você agora está na página que faz o agendamento oficialmente, devendo escolher o que você quer do INSS, qual tipo de serviço está necessitando de atendimento.

Clique no campo “Selecione um serviço” para abrir uma listagem de todos os serviços oferecidos pelo INSS, conforme abaixo:

 

Irá abrir uma listagem da seguinte forma:

 

Você olhará o que está precisando e clicará no tipo de serviço que deseja. A título de exemplo, usaremos o serviço “APOSENTADORIA POR IDADE URBANA“.

Note que o INSS sempre lhe fornecerá um resumo do serviço que você quer que seja realizado o agendamento, isto facilitará para que você saiba se está fazendo o agendamento correto:

 

Após clicar no serviço que deseja, não esqueça de preencher o “código verificador” que fica logo abaixo das informações do serviço, localizado na mesma página que foi citada acima.

Clique no botão “Avançar”, localizado no canto inferior direito, conforme abaixo:

Passo 3 – Preencha seus dados

Após finalizar o Passo 2 clicando em “avançar”,  você deverá preencher seus dados pessoais corretamente:

 

Apesar de as “Informações de Contato” seja opcional, sugerimos que preencha estes campos também, isto irá facilitar o contato do INSS e você caso eles tenham alguma dúvida.

Clique novamente em “avançar” no canto inferior direito para continuar.

Passo 4 – Selecione o INSS que deseja ser atendido

Nesta página você, preferencialmente, selecionará o INSS mais perto da sua residência para ser atendido, por isso o ideal é que você digite o seu CEP para que o site lhe informe a localização do INSS próximo a você, conforme abaixo:

 

Vale salientar que você pode escolher qualquer município para ser atendido, não tem necessidade em ser no local onde você mora.

Para fazer isto, basta clicar na aba “Escolha um município” e selecione qual estado e município quer ser atendido. Não esqueça de clicar no botão preto “buscar”.

 

Após digitar seu CEP ou escolher outro município, logo abaixo irá aparecer qual INSS está disponível para atende-lo com data e hora. Basta selecionar qual melhor local, data e horário de atendimento lhe seja mais conveniente e clique em “avançar” novamente.

 

Passo 5 – Confirmação e comprovante de agendamento

Você agora estará na pagina de confirmação de agendamento. Basta você confirmar todas as informação se estão corretas, selecionar a caixinha “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clicar em “Confirmar”.

Pronto, você realizou seu agendamento com sucesso.

Você poderá guardar o comprovante do agendamento imprimindo-o ou, caso tenha informado seu e-mail conforme foi orientado no Passo 2, você receberá o comprovante do agendamento no seu e-mail.

 

Vale salientar que este procedimento é praticamente igual em todos os serviços de agendamento.

 

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato.

 

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER

2 comentários sobre “Passo a passo: Como fazer um agendamento no INSS?

  1. Bom dia!!

    Eu trabalhei em uma uma empresa de dezembro de 2007 ate março de 2009 fui mandado embora nesse mes e ano, em outubro do mesmo ana eu começo a trabalhar em outra empresa na qual eu fico até outubro de 2010. (Lembrando que eu estava transplantado de rim e que em 2011 eu venha ter a perda da funçao do rim transplantado e ser encaminhado ao programa de hemodialise 3x por semana). E em 2011 eu solicito o auxilio doença no qual é me concedido em dezembro de 2011 até junho de 2018, ao passar pela pericia em agosto/18 meu auxilio foi indeferido por falta de qualidade de segurado…
    Me disse que eu poderia entrar com o recurso junto ao inss dito e feito, estou aguardando resposta do inss e também a moça do inss me disse que eu poderia marcar uma nova periçia na qual eu já marquei pra setembro agora dia 27.
    Lembrando que durante o tempo em que eu fiquei recebendo auxilio doença eu tive que passar pelas periçias, nos primeiros anos eram de 6/6 meses depois aumentaram a cada um ano!!
    Hj estou com 32 anos e fazendo hemodialise 3x por semana.
    O que voces me orientam?

    Obrigado

    • Boa tarde.
      Toda vez que termina um auxílio-doença, você possuirá no mínimo 12 meses de qualidade de segurado.
      Se desde o última cessação do benefício até hoje não tiver passado 12 meses, recorra até a junta de recursos do INSS que você consegue reverter isso.
      Caso contrário, terá que buscar o judiciário através de um advogado mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*